Método de Treino
Meu maior objetivo é melhorar a qualidade de vida do cão, adaptando a rotina e fazendo as mudanças comportamentais necessárias para melhorar a convivência com pessoas e outros animais, estreitando laços e facilitando a comunicação entre eles
No Adestramento Positivo o foco é evitar o erro e recompensar os acertos para que o cão repita o comportamento desejado. Não utilizo broncas, susto, enforcador e nada que possa causar aversão ao cão.

O QUE É ADESTRAMENTO POSITIVO?
Significa reforçar o comportamento adequado para que ele se repita , dessa forma o cão aprende com prazer.
Existem várias metodologias de treino, mas eu não usaria com meu cão e nem com os meus alunos, um método de ensino e aprendizagem que eu não utilizaria com meus filhos.
A aprendizagem se torna facilitada quando estamos bem, estamos fazendo algo que nos dá prazer, que nos motiva.
E é essa a “mágica” do adestramento positivo, o cão aprende porque ele sempre ganha, petisco, brinquedo, carinho, uma palavra motivante, um passeio, brincadeira com outros cães, cheirar uma árvore e muito mais, sim, tudo isso é recompensa.
É assim que funciona com nós humanos, eu amo meu trabalho, porque ganho meu salário, porque estou com os cães diariamente, porque converso e oriento meus alunos, porque vejo a relação entre os cães e suas famílias se tornarem cada vez mais prazerosas e tudo isso me dá prazer e a cada manhã eu levanto motivada para fazer tudo de novo.
Se eu gosto de estar motivada e feliz durante todos os meus dias, é dessa forma que quero que os meus alunos se sintam.
Não dá para melhorar qualidade de vida sem motivação, melhorar comunicação com broncas, sustos e punições.
Por esses e outros motivos eu escolhi trabalhar com o método positivo de treino.
Mas adestramento positivo não quer dizer adestramento permissivo, é preciso consistência, é preciso mostrar para o cão como ele deve se comportar, é necessário evitar o erro. E fazemos tudo isso sem broncas, sem sustos, modificando o ambiente, preparando o cão para ele não errar, ensinando os comportamentos adequados.
A essa altura você deve estar se perguntando, e os petiscos, a vida inteira tenho que dar petiscos?
A resposta é não, o cão vai ganhar algo a vida inteira, mas substituímos as recompensas por recompensas ambientais.
Recompensa é tudo aquilo que o cão quer muito no exato momento que ele lhe apresenta o comportamento.
Qual é o maior desejo do cão quando vê a coleira?
Passear, é a coisa que ele mais quer no momento que vê seu tutor com a coleira na mão, então o cão ao invés de pular como um cãoguru, aprende que deve sentar-se para colocá-la.
Dessa forma todas as vezes que o seu tutor pega a coleira na mão, o cão imediatamente se senta, porque sabe que dentro de alguns instantes será reforçado com um um passeio super divertido. As recompensas ambientais estão disponíveis é só saber utilizá-las da maneira adequada.
E assim o adestramento positivo se torna um mundo de descobertas onde você seu cão se conversam sem se falar, se divertem e aprendem juntos.
- fabimazzola@hotmail.com
- 11 99583-3659